SOS Blogueira Iniciante: Editores de Vídeo

Há um tempo atrás dei início a essa série no blog, a qual dei o nome de SOS Blogueira Iniciante, com intuito de ajudar as pessoas que estão começando agora na blogosfera. Eu não sou a maior nem a melhor blogueira do mundo, mas creio que com 2 anos de experiência, eu já tenha algo pra poder passar pra vocês.

Para quem está começando agora e não tem ideia de como editar ou de quais programas utilizar pra editar seus vídeos, nesse post compartilharei com vocês algumas dicas de programas, e baseado na minha experiência, falarei um pouquinho mais sobre cada um pra vocês. Então… tudo pronto ? Pega papel e caneta e vem comigo anotar essas dicas.

1. Movie Maker
Pra quem está começando e usa o Windows, este é ótimo. O Movie Maker é um editor básico que oferece mecanismos como corte, transição de cenas e etc. Este programa é bem basiquinho, mas conta também com alguns recursos como efeitos de vídeo, de áudio, e eu super recomendo se você quer algo básico, mas que vai te ajudar a deixar seu vídeo mais organizado. Ele é gratuito, e geralmente já vem instalado com o windows, caso contrário pode ser facilmente baixado aqui.

windows-live-movie-maker-1

2. Sony Vegas
O Sony Vegas é um programa que eu usei beeeem no início do blog. Como logo depois migrei para o Premiere, não cheguei a me adaptar 100% a ele. Mas indico por saber que muitas blogueiras famosas usam, gostam e fazem edições bem bacanas com ele. O que posso adiantar é que ele é bem complexo (pelo menos eu achei) no início, mas hoje em dia na internet encontramos inúmeros tutoriais, e aí tudo certo.

VEGAS-12-Wish

3. Adobe Premiere
O Adobe Premiere é um programa da Adobe (ah, jura ?) que já é mais profissional, eu gosto bastante dele e não achei tão difícil de mexer. Meus primeiros vídeos do blog foram editados com ele, eu usava mais as ferramentas básicas de corte e transição, adição de áudio e afins, mas sei que ele é utilizado hoje em dia por muitos profissionais da área. Recomendo bastante. Só que o único ponto negativo é que ele é pago, mas você pode baixar a versão gratuita e testar por 30 dias e aí sim se gostar, compra.

adobe-premiere-cs4-5125323d95949

4. iMovie
Atualmente eu uso o iMovie, e ele é um programa exclusivo dos computadores da Appel (Mac), e isso pode ser um problema, pois hoje em dia nem todo mundo tem como investir num iMac ou um MacBook. Mas se você trabalha com vídeos, fotos, blog e etc e pensa em um dia investir um pouco mais, eu digo: Se joga! Vale muito à pena cada centavo e você não vai se arrepender. Mas enfim, o iMovie já vem instalado e é um programa bem fácil de mexer, ele tem vários recursos bacanas que melhoram a qualidade do teu vídeo. Tem como ajustar contraste, saturação, cortar, adicionar títulos e etc. O mais bacana é que ele já vem com alguns temas que deixam o vídeo mais interessante, efeitos sonoros e muitas outras coisas legais. Eu indico muito o iMovie.

imovie-crop-poster

5. FinalCut Pro
O Final Cut Pro é beeeeem mais profissional. Ele deve ser comprado na AppStore, mas também vale muito à pena. Confesso que apesar de gostar muito do iMovie, estou tentando migrar para o Final Cut por ele me oferecer mais recursos profissionais, mas não está sendo fácil, eu achei ele um pouco difícil apesar de ser parecido com o meu atual editor. Não consegui ainda parar pra procurar tutoriais no YouTube e etc, mas assim que conseguir prometo falar pra vocês se estou me dando bem com ele ou não.

final-cut-pro-x-04-700x437(Todas as imagens desse post foram pegas na internet.)

Em geral esses são os editores que já usei e indico. Claro que você não precisa ter o melhor editor do mundo pra fazer uma boa edição, pois como mencionei lá em cima, o Movie Maker mesmo é o mais simples de todos e já te oferece os recursos básicos necessários para que você desempenhe um bom trabalho no YouTube. Espero ter ajudado vocês. Qualquer dúvida sobre algum dos editores, podem deixar aqui nos comentários. Tentarei responder todos na medida do possível e do meu conhecimento de cada programa.

Encontre o Make Me Diva também nas outras redes:
Facebook │ Twitter │ Instagram │ Youtube

Um beijo, e até o próximo post
Por Amanda Harumi

44 comentários sobre “SOS Blogueira Iniciante: Editores de Vídeo

  1. Apesar de meu blog existir há alguns anos, somente este ano estou me dedicando à ele. Eu gostei das dicas, estava mesmo procurando alguém que pudesse me dar um norte. Vou usar o movie maker porque já tenho instalado. Depois que eu me acostumar aí eu vejo outras possibilidades. Obrigada por compartilhar. Bjos.

    • Sim, vários fatores influenciam para termos um canal organizados com vídeos de boa qualidade, né ? E os editores são fundamentais, pra cortar os errinhos e pra deixar o vídeo mais agradável também.
      O Movie Maker é ótimo, ele é bem básico mas cumpre muito bem com o papel de editor. Espero que goste.
      E obrigada você, espero ter ajudado. ❤ Beijosss

    • Oi, Valéria!
      É bom ir começando aos poucos mesmo, e aí com o tempo tu vai adquirindo prática. Eu acho o Movie Maker ótimo, só é um pouco limitado em relação a efeitos, mas é ótimo para as necessidades básicas. ❤
      Que bom que gostou, estarei sempre esperando tua visita então. ♥
      Beijoss

    • O da Adobe é um excelente programa, eu usava ele antes do iMovie e gosto bastante. Que bom que curtiu o post. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. ❤ Vai gostar do movie maker, ele é bem básico mas é ótimo. Beijosss

    • Que bom, linda. ❤ no google tem vários tutoriais, é complicado mas nada é impossível de aprender. rs'
      Não tenho nenhuma dica, até porque não considero o meu blog um sucesso. hehehe mas a única dica é DEDICAÇÃO e determinação, não desistam, se é isso que amam e querem fazer. ❤ Beijinhos

  2. olá >< bom, conheci seu blog por que estava procurando um editor de vídeo bom e adorei as suas dicas *-* e já estou migrando para suas próximas dicas hahaha mas se você puder eu AMARIA se pudesse me responder essa dúvida. Quanto custa o adobe ou o sony vegas? e é por ano que se paga? Muito obrigada e um super beijo, e desejo sucesso para o seu blog!

    • Oi, Débora! Não sei te dizer os valores, no site da Adobe deve ter o valor, mas o Sony Vegas não sei te dizer. 😦 Todos foi um amigo meu que instalou pra mim, então não sei dizer quanto custa.
      Obrigada, te desejo muito sucesso também. Beijos. ♥

    • Olha, acredito que no site da Adobe seja seguro de baixar. 🙂 no meu caso, meu amigo tinha o CD e ele que instalou pra mim, então não corri o risco de pegar vírus, mas acredito que direto no site da Adobe não tenha problemas. 😉 Beijos ♥

    • Oi Mayara, não sei te dizer porque não conheço o Lucas Lira, mas pelo que vi mais ou menos, os vídeos dele são mais vlogs e etc. O Movie Maker é bem básico, utilizado apenas pra por uma música de fundo, cortar o vídeo e colocar transições, não é muuuuito profissional, ele é bem básico mesmo. 🙂

Deixe um comentário

