Top 10: Saudades do Japão

Há quase um ano que estou de volta (em definitivo) ao Brasil depois de muito tempo morando fora. A saudade bate todos os dias, pois como costumo dizer, acabei “abandonando” uma vida inteira lá. O post de hoje é bem pessoal, separei as 10 coisas as quais mais sinto falta do Japão. Acho bem bacana poder compartilhar um pouco mais da minha experiência com vocês.photocat

1. Segurança
Com certeza está no topo do que mais sinto falta. Óbvio que lugar nenhum é 100% seguro, e ainda – graças a Deus – não tive experiências ruins aqui no Brasil em relação a isso, mas poder sair de casa (principalmente à noite) sem se preocupar com assaltos, sequestros e estupros, não tem preço.

2. Organização
Estou pra conhecer outro lugar no mundo mais organizado que o Japão. Pra quem, assim como eu, já estudou em escola japonesa, sabe bem do que estou falando. A organização dos japoneses em relação a tudo é incrível.

3. Agilidade
Relacionado também à organização, a agilidade dos japoneses no atendimento, na organização de eventos, nas reformas, nas construções e etc, é também algo espantoso. Principalmente nos órgãos públicos e bancos. Bem diferente do Brasil, onde tudo é muito burocrático.

4. Atendimento
Uma coisa que me irrita MUITO aqui no Brasil é a falta de vontade e educação que os atendentes têm para com os clientes. Seja numa loja, num restaurante, ou até mesmo num órgão público, como prefeitura por exemplo, não existe respeito algum com aqueles que estão precisando do serviço. No Japão é completamente diferente, claro que há exceções, mas a maioria dos lugares procura sempre colocar o cliente em primeiro lugar.

5. Transporte
O principal meio de transporte no Japão são os trens, o que facilita muito a nossa vida. Além de ser mais rápido, a tabela de horários é cumprida à risca, e nunca nos deixam na mão, a não ser que ocorra algum acidente ou riscos como tufão, neve muito forte e etc.

6. Acessibilidade
Acessibilidade é algo muito discutido aqui no Brasil. Acho um absurdo tu ter que trabalhar anos da tua vida para adquirir um carro aqui, enquanto muitas pessoas se espantam quando comento que com o salário de um mês, tu consegue comprar um carro em ótimas condições no Japão.

7. Limpeza
Se tem uma coisa que os japoneses (ou pelo menos a maioria) definitivamente NÃO SÃO, é organizados e limpos em sua própria casa. E acho isso muito estranho, pois é um país com ruas extremamente limpas, onde não existem garis, pois a limpeza das ruas e condomínios fica por conta do próprio morador, assim como a limpeza das escolas são feitas pelos alunos.

8. Parques de diversão
Muitas pessoas não sabem, mas no Japão também tem Disney, Universal Studios e vários outros parques temáticos e de diversão. O legal é que por ser um país pequeno, e que tem como seu principal meio de transporte os trens, nos feriados a diversão é sempre garantida.

9. Amigos e Família
Por ter vivido durante muito tempo fora, minha vida foi praticamente construída por completo lá. Sinto saudades de muita coisa, mas principalmente dos amigos e família que lá deixei. Amigos japoneses, brasileiros, colegas de escola, amigos do bairro, da cidade, amigos que fiz durante toda caminhada que tive por lá, fazem uma falta IMENSA.

10. Comidinhas
E por último, mas nenhum pouco menos importante, as comidinhas. O Japão é o país das besteirinhas, na minha opinião. É cada coisa diferente que é difícil não se abismar. Poderia ficar até amanhã listando as comidas que sinto falta, mas não farei isso comigo mesma, pois sofro só de pensar. Hahaha Sinto falta de sushi, lamen, chocolate, batatinha de umê, balas, entre muitas outras besteirinhas.

Então é isso, amores, o post ficou longuinho mas achei interessante compartilhar com vocês. E vocês, têm curiosidade de conhecer o Japão ? E pras minhas leitoras lindas de lá, quero saber o que vocês mais gostam e sentiriam falta desse país lindo. Me contem tudo aqui nos comentários. Lembrando que cada país tem sua cultura, seu diferencial, e eu sou apaixonada pelo Brasil e pelo calor humano que só nós, brasileiros, temos. ❤

Encontre o Make Me Diva também nas outras redes:
Facebook │ Twitter │ Instagram │ Youtube

Um beijo, e até o próximo post
Por Amanda Harumi

7 comentários sobre “Top 10: Saudades do Japão

  1. Ah amanda, cada país tem sua cultura, tem seus valores, uns menos outros mais. Lembra na copa? como as pessoas saíram maravilhados com o Brasil, é assim. Eu adoraria, amaria conhecer o Japão, essa cultura também muito me encanta. Amei seu post, acho mesmo que ele se deu foi por conta da saudade. A saudade é tão dolorida, já pude sentir isso durante muitos anos. Sabe o que levamos disso? História em nossa vida e os valores. bjossss Gi.

  2. Tenho muita vontade de conhecer o Japão. Muita mesmo! Mas ainda não tá na minha hora heheh
    Limpeza é uma coisa que notamos muito quando saímos do nosso país, né? Eu fico encantada quando viajo mas ao mesmo tempo com uma dorzinha no peito querendo que meu país tivesse a mesma condição de ser “limpo”, literalmente.
    Acho que senti sua saudade através do post, super legal! Parabéns
    Um beijo,
    http://www.blogdabarbaraalves.com

    • Realmente, lá onde eu vivia era extremamente limpo, e eu admiro isso sabe ? A preocupação que eles têm com manter tudo limpo mesmo não sendo obrigação deles. Queria muito que o Brasil também fosse assim. 😦 Que bom que gostou do post, Barbara. ❤ Beijos

Deixe um comentário

