SOS Blogueiro(a) Iniciante: NÃO SEJA ESSA PESSOA!

Gente, estou super feliz com a repercussão do SOS Blogueiro(a) Iniciante pois, de longe, são uns dos posts mais acessados aqui do blog, e eu fico super satisfeita e entusiasmada quando vejo que vocês estão gostando e aproveitando bem o conteúdo. Então continuem me dando bastante feedback, e sempre comentando aqui abaixo sobre quais assuntos vocês gostariam que alguém com 3 anos de experiência com blogs falasse pra vocês.

No post de hoje, vou falar sobre um assunto polêmico, que vira e mexe eu vejo que dá o que falar nas redes sociais, que é a forma de divulgação que alguns(as) blogueiros(as) e vlogueiros(as) ainda utilizam. Sim, gente, século XXI e ainda tem gente trocando likes e seguidores. Vou explicar um pouco melhor pra vocês no decorrer do post, mas a dica do dia é: NÃO SEJA ESSA PESSOA!Sem título
1. “TROCO LIKES E SEGUIDORES.”

Quem participa de grupos de blogueiros no facebook, whatsapp, ou qualquer outra rede social, sabe o quanto isso é frequente, e até mesmo no Instagram. Basta entrar nos perfis de pessoas mais conhecidas e prestar atenção nos comentários. É bem comum ler algo do tipo “troco likes e seguidores”. Gente, PARA QUE TA FEIO! Isso é muito chato e, na maioria das vezes, os donos dos perfis excluem o comentário e podem acabar até te bloqueando no Instagram deles. Fora que, quantidade nunca foi sinônimo de qualidade, não adianta nada ter uma foto com milhões de curtidas sendo que o conteúdo não é bom, não é mesmo ? Se tu quer que teu trabalho seja reconhecido, esse não é o melhor caminho. Procure usar esse tempo que gastaria fazendo esse tipo de comentário, para criar conteúdo pro seu blog/canal. #FicaDica

2. “OI, ME INSCREVI NO TEU CANAL, SE INSCREVE NO MEU TAMBÉM.”
Pode até ser que a pessoa não esteja fazendo por mal, pois muitos iniciantes acabam apelando pra esse lado, de repente por achar que é uma forma correta de divulgação, já que isso é o que mais vemos no Youtube hoje em dia. Mas é importante deixar bem claro que o próprio Youtube exclui esse tipo de comentário, que acaba caindo direto na caixa de spam, ou seja, não adianta nada. 
Não existe nada de errado em CONVIDAR ALGUÉM PARA CONHECER O TEU CANAL, mas essa não é a melhor forma de se fazer, e pode ter certeza que o dono do vídeo vai acabar nem vendo o seu comentário, e se ver, vai apenas ignorá-lo. Então a dica é: Convide as pessoas a conhecerem o teu canal, não tem problema, mas mostre a ela que tu assistiu ao vídeo no qual está deixando um comentário, e que não está apenas usando aquele espaço para se divulgar. Combinados ?

3. MANDAR MENSAGEM INBOX PARA A PESSOA VISITAR TEU CANAL/BLOG.
É comum quando acabamos de criar um canal/blog, “avisar” ou convidar os amigos e família para assistir ao teu primeiro vídeo ou ler o teu post, pois essa é a primeira forma de divulgação, até aí ok. Agora, mandar mensagem pra todos no Facebook e Whatsapp toda vez que tu postar um conteúdo novo é muito chato. Diversas vezes já passei por esse tipo de experiência e até hoje recebo algumas mensagens e, galera, não é legal! Confesso que na maioria das vezes acabo ignorando, e podem ter certeza que não sou a única. Ao invés de fazer isso, crie uma Fan Page para que possa divulgar teu trabalho, se o conteúdo for bom, as pessoas que se interessam curtirão e, dessa forma, sempre estarão por dentro de qualquer post ou vídeo novo.

4. “ME SEGUE QUE SIGO DE VOLTA.”
Iiiih… o que tem de gente fazendo isso no Instagram não é brincadeira. Troca de seguidores não é nada legal, e acho muito raro que isso de certo. Não conheço ninguém que obteve sucesso nas redes sociais porque saiu trocando follow (me corrijam se eu estiver errada). Não tenho muito o que falar sobre isso por ser algo extremamente chato, apenas: NÃO FAÇAM.

5. “GALERA, TENHO UM CANAL SOBRE TAL ASSUNTO, VENHAM CONHECER!”
Todas as “formas de divulgação” que citei anteriormente são chatas, mas essa é a que mais me irrita. Pois demonstra que a pessoa está apenas usando teu espaço como um mural de divulgação, sabe ? E não está nem aí pro teu trabalho e pro tempo que tu passou pra criar o vídeo ou o post, por exemplo. Eu SEMPRE ignoro esse tipo de comentário, e acho a maior falta de consideração alguém usar teu perfil como se fosse uma página de anúncios. #ProntoFalei

Então é isso, gente, essas são as pequenas dicas de COMO NÃO DIVULGAR SEU TRABALHO, que eu tenho pra dar pra vocês que estão iniciando agora. São coisas bem simples, vale à pena tomar cuidado pra não acabar se manchando em frente aos teus possíveis leitores e seguidores.
Agora quero saber se já passaram por situações do tipo, se já viram ou receberam esse tipo de comentário. Me contem aqui abaixo o que vocês acham mais chato. Espero que tenham gostado do post e aproveitem as dicas.

Encontre o Make Me Diva também nas outras redes:
Facebook │ Twitter │ Instagram │ Youtube

Beijos, e até o próximo post
Por Amanda Harumi

11 comentários sobre “SOS Blogueiro(a) Iniciante: NÃO SEJA ESSA PESSOA!

  1. Eu sinceramente não sei como acontece isso, as redes sociais eram para imitar a vida e as relações pessoais (concorda?) mas em que mundo vc chega, se apresenta e fala “oi eu sou Aline, vem me seguir não sei onde” ? Chega ser engraçado, mas é irritante. Adorei o post viu!!! Bjs

    • Sim, é a mesma coisa que tu chegar na placa de uma loja que vendo o mesmo produto que o teu e colar um anúncio chamando pra conhecer a tua loja. Isso é bem chato. 😦 Mas que bom que gostou, fico super feliz. ❤ Beijos ♥

  2. Eu fico tão irritada quando alguém entra no meu fb pessoal, abre a caixinha de mensagens e escreve “Oi, eu tenho um canal tal, com tal assunto, se gostar pode se inscrever?” Mas mantenho a calma e falo pra pessoa “por favor, spam por mensagem não :)” E A PESSOA TEIMA EM DIZER QUE NÃO É SPAM! Gente até quando? A pessoa pode até ter um video legal, com um assunto legal, mas só por causa disso eu perco totalmente a vontade de olhar o canal da pessoa.

    • Exatamente, eu acabo deixando de visitar muitos canais por causa disso também, ainda mais quando eu vejo que a pessoa comentou em diversos lugares a mesma coisa (OBVIO QUE É SPAM!). Essa semana mesmo, depois que publiquei esse post, uma pessoa foi na página do blog lá no face e simplesmente postou um print com a página dela. 😦 eu só fiquei pensando tipo “Aff, sério mesmo ?” 😦 hahahaha

      Beijos ♥

    • É super chato né ? 😦 seria tão mais fácil a pessoa comentar, tentar fazer amizade (não por interesse), mas não… preferem mandar o mesmo comentário pra geral da blogosfera. 😦 kkkkk Que bom que gostou das dicas, Letícia. Beijos ♥

Deixe um comentário

